A Arte ao alcance dos nossos Pés
A ideia surgiu nos anos 60 a partir de um concurso organizado pelo prefeito Faria Lima, que tinha como objetivo criar um padrão para as calçadas da capital.
O desenho, que é uma arte concreta (no sentido literal e figurado, hehe) fez tanto sucesso que o projeto acabou se tornando ícone da cidade, sendo utilizado em tudo quanto é canto até os dias de hoje, de cerveja à chinelos. Uia!
Bom, eu imaginava que pela popularidade da figura, o artista também tivesse ficado famoso... mas não foi bem isso que aconteceu.
Por muitos anos a autoria do desenho era desconhecida. Somente 40 anos depois que descobriram que Mirthes Bernardes foi a dona da ideia. Infelizmente ela não ganhou nada mais que uma breve menção honrosa no diário oficial. Ela chegou a patentear seu desenho e entrar com um processo judicial em busca de seus direitos autorais. Mas pra variar não deu em nada...
Depois de vencer o concurso, Mirthes estudou pedagogia e continuou trabalhando como secretária por um tempo, investindo somente anos depois na sua carreira de artista plástica. Hoje ela é pintora. Já chegou a expor algumas de suas obras por aí. Porém, em nenhum momento ela se tornou mais conhecida por causa do seu mais célebre trabalho.
"...Trata-se do mapa da CIDADE de São Paulo..."
ResponderExcluirCorreção... Cidade -> Estado.
Falando em desenho de calçadas... admiro muito o calçadão da orla de Ipanema e Copacabana (Copacabana principalmente... é a das ondas né?)
Acho que a calçada de Copacabana e a de São Paulo refletem muito o espírito de cada cidade e de cada população...
A arte de fato ao alcance dos pés e principalmente ao alcance dos olhos e da mente.
que história triste.
ResponderExcluir=/
K-prA,
ResponderExcluirOpa, valeu, já está corrigido ali! ;-)
A arte da Mirthes fez história, pena que ela mesmo não tenha tido o devido reconhecimento... :(
Ela tem o reconhecimento de quem dá valor... NÓS \o/
ResponderExcluirO resto fatalmente ignora... simplesmente pisa em cima...
As vezes imagino que ser artista é um privilégio... enxergar por através do vidro do trivial é ser artista... E não to falando só de quem desenha ou segue outras artes mais comuns não... se dar conta de que Arapongas contam até 3 também é um tipo de arte!
Ser artista é um estado de espírito, mais do que saber desenhar, pintar ou esculpir. ;-)
ResponderExcluirHmmm arrumei outra coisa: descobri que o concurso não era para escolher uma identidade visual para a cidade, e sim para escolher um padrão para as calçadas da capital. ;-)
ResponderExcluirshow. o texto e a ilustra.
ResponderExcluirQuem aqui pisa em linhas de calçada ou as evita a todo custo?
ResponderExcluirEu piso! só desvio dos cocôs de cachorro, hehe ;-)
ResponderExcluirEu tb !
ExcluirLindo articolo .
Sandra Barros .
Que história triste e recorrente!
ResponderExcluir