1º Semana - O Caminho do Artista
Com a cara amarrotada de sono, escrevendo a primeira página matinal.
Terminei a primeira semana do livro 'O Caminho do Artista' de Julia Cameron.
No primeiro capítulo do livro a autora explica que todos nós temos uma criança interior artista, que é reprimida pela vida adulta e pelas responsabilidades do dia a dia. Esta criança interior é a fonte da nossa criatividade e imaginação, e é essencial nutri-la para desbloquear nosso potencial artístico.
Muitas pessoas enfrentam um bloqueio criativo e abandonam uma promissora carreira artística por medo, devido às crenças limitantes e autocríticas que desenvolvemos ao longo da vida. Ela enfatiza a importância de afastar estes bloqueios e permitir que nossa criança interior volte a sonhar.
Ela diz: “Muitas vezes, é a ousadia, e não o talento, que leva um artista a ocupar seu lugar no palco.”
A autora destaca a importância de duas tarefas-chave para trabalhar neste processo de cura artística: As Páginas Matinais e o Passeio com o Artista.
As Páginas Matinais são um exercício onde o leitor escreve três páginas a mão, com qualquer coisa que venha à mente, todas as manhãs. O objetivo destas páginas é superar bloqueios e liberar pensamentos inconscientes. Como as Páginas Matinais não devem ser editadas ou censuradas, elas acabam também se tornando um exercício contra a autocrítica e perfeccionismo, permitindo que a gente acesse a criatividade de uma maneira mais leve e descontraída.
No Passeio com o Artista os leitores são encorajados a reservar um tempo para si durante a semana. Nestes passeios, eles devem explorar algo que os atraia e inspire, que pode ser desde visitar uma galeria de arte, um parque ou caminhar pelo bairro e tomar um sorvete. O objetivo deste exercício é reconectar-se com o seu eu, e recuperar aquele frescor no olhar, que muitas vezes é negligenciado na vida adulta. Esta experiência ajuda a acender a imaginação.
Percebi que é muito reconfortante ter uma rotina rígida de tarefas. Pode soar meio contraditório, mas me colocar num lugar de disciplina em meio ao caos da vida adulta me dá uma sensação de controle, e a certeza de que estou seguindo em alguma direção. Talvez se fosse apenas um livro de auto ajuda eu não teria o mesmo empenho.
Por enquanto estou gostando muito, e estou ansiosa para as tarefas da segunda semana!
Oi Ila, acompanho seu trabalho desde de 2010, sempre me inspirou muito, hoje trabalho na área criativa como ilustrador e designer de brinquedos educativos e pedagógicos! Não conhecia esse livro, vou adquirir, continue postando conteúdos assim, por favor. Abraços Leandro Laps
ResponderExcluirQue legal Leandro! Fico muito feliz de ver que me acompanha a tanto tempo! Estou planejando mais postagens assim, só falta revisar. Fique ligado! ♥️
Excluir