9º Semana - O Caminho do Artista
Uma nova maneira de passar o tempo na casa da vó.
A nona semana fala sobre a importância de sentir compaixão por nós mesmos.
Gastamos energia valiosa em auto aversão, em dúvidas cruéis sobre nossas habilidades. O medo, esse vilão invisível, nos impede de começar, de tentar, de falhar e, ironicamente, até mesmo de ter sucesso.
“Não chame de preguiça a incapacidade de começar. Chame-a de medo ", diz a autora.
A necessidade incessante de ser um artista genial nos sufoca, transformando a alegria da criação em uma competição feroz e implacável. Quantas vezes deixei de postar algo por não considerar bom/original/divertido o suficiente? A arte nos tempos de rede social é cruel, a gente se compara demais…
A pressão de produzir uma obra-prima nos impede de produzir alguma coisa. Qualquer coisa! Esquecemos que a criatividade é um processo, não um destino final. É na jornada, na exploração constante, que encontramos nosso verdadeiro potencial.
O segredo para superar o medo é o amor. O amor pelo processo criativo, o amor por nossas tentativas, mesmo que falhas. No entanto, muitos de nós caímos na armadilha da disciplina rígida, esquecendo que o entusiasmo é a verdadeira força motriz por trás de nossa expressão artística.
Disciplina pode ter seu lugar, mas é o entusiasmo que nos impulsiona a enfrentar a página em branco todas as manhãs, a pegar o pincel mesmo quando duvidamos de nossas habilidades, de postar mesmo quando ninguém vai dar “like”. É através do entusiasmo que nos reconectamos com nossa criança artista, livre das amarras do perfeccionismo e da autocrítica.
Cada pequeno esboço, cada rascunho imperfeito é uma vitória sobre o bloqueio artístico.
Comentários
Postar um comentário
Para orçamentos, por favor envie um pedido com maiores detalhes, através do meu e-mail profissional ilafox@gmail.com
Ah, e obrigada pela visita e pelos comentários! :-D
Ila Fox
Ilustradora